Spotlight 08

Logo sem fundo

Galeria Minas Tênis. Projeto: Fernando Maculan e Paulo Pederneiras. Foto: Gabriel Castro.

– HEADLIGTHS – Lançamentos e Conceitos

Sob a luz da criatividade

Para nós, da Iluminar a luz tem sido uma fonte inesgotável de inspiração que se traduz em milhares de projetos realizados ao longo de mais de quatro décadas de trajetória. São hotéis, museus, bancos, espaços corporativos, comerciais, residenciais, estádio de futebol, praças públicas, cinemas, teatros, galerias de arte.

Muito além do aprendizado e da experiência estão a sensibilidade, a pesquisa, o apuro estético e, fundamentalmente, a criatividade. É ela que nos encanta e prestigia, nos move e transforma sonho em realização, design em conquista.

Junto aos nossos lighting designers e em parceira com arquitetos, decoradores e engenheiros envolvidos em cada projeto, criamos as condições para harmonizar luz e inventividade – sem nunca deixar de lado o uso racional da energia e a aplicação de tecnologias que geram eficiência para os usos contemporâneos.

Em cada novo projeto, em cada desafio e obra realizada saudamos a misteriosa força criativa que acende possibilidades e sucessos.

Clínica Bruno Vargad. Projeto: Johanna Anastasia. Foto: Jomar Brahança

Apartamento MJ. Projeto: Nove Ponto Um Arquitetura . Foto: Henrique Queiroga 

 Sede Humanae Incorporadora. Pprojeto: Natalia Veloso Arqitetura. Foto: Marcus Camargo

– EM FOCO 

A tão aclamada criatividade

Para uns ela é coisa de gênio. Para outros, uma capacidade que qualquer pessoa pode desenvolver. Afinal de contas, onde está a criatividade? Para Austin Kleon, autor do livro “”Roube como um artista”, nada é original. Como assim?

 Austin de defende que uma ideia sempre nasce de outra, que surge de outra, e mais outra e por aí vai. Nada de muito novo, afinal não é de hoje que conhecemos a máxima: nada se cria, tudo se copia.

Tudo se copia: aí reside o grande segredo, afirma Kleon. A verdadeira arte criativa está em saber copiar . Ou seja, saber reeditar os conteúdos e boas referências apreendidos, sempre com inteligência e um toque pessoal.

O que o autor defende com maestria é que se queremos ser criativos devemos coletar ideias, questionar, misturar e reimaginar para achar nosso próprio caminho. Lembrando que , seja qual for a situação,  sempre haverá algo a aprender 

Nesta edição , nossa Spotligt reverencia a criatividade em suas diferentes formas, autorias e olhares. 

Galeria Winton, projeto de Zaha Hadid Architects. Foto: Luke Hayes

Very Peri, a cor Pantone do ano de 2022. Foto: goodnet.org.

 Cor e criatividade

Very Peri – um nome diferente para uma uma cor totalmente nova. A Cor Pantone do Ano reflete o que está acontecendo em nossa cultura global e de uma maneira corajosa estimula a inventividade e a criatividade pessoais.

A complexidade desse novo tom de azul com toques de vermelho e matizes violetas destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós. Ilustra a fusão dos tempos contemporâneos com o mundo digital e como isso afeta o nosso mundo físico.

Antes de escolher a cor do ano, a Pantone analisa as tendências de arquitetura, condições socioeconômicas, arte, indústria do entretenimento, tecnologia, moda e todas áreas de design.

Todos os anos, essa cor inspira o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, como moda, design de interiores e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

Na arquitetura e decoração, os tons de azul , violeta e lavanda são usados há muito tempo em instalações, espaços comerciais e iluminação.Eles geram um efeito  tranquilizador, otimista e positivo na mente humana.

Veri Pey chega para expressar e afetar ideias e emoções, se envolver e se conectar com a complexidade dos novos tempos.

Transsensorial Gateway, Milão, Itália. Projeto: noa* network of architecture. Foto: Alex Filz

Criatividade mundo afora

O festival de arte Suseong Light de 2021, realizado em Dae-gu, na Coreia do Sul,  apresentou a instalação temporária  o “1.300 pavilhão de reciclagem

de Hyunje Joo_baukunst . O arquiteto reaproveitou 1.300 cestos semitransparentes e criou uma estrutura totalmente branca e translúcida que suaviza os limites internos e externos.

A composição final permite que a luz, sombras e silhuetas sejam filtradas para além do pavilhão. Incrível.

Hyunie enfatiza ao descrever sua obra : “a passagem do tempo é sentida mais ativamente de dentro e de fora, pois esses efeitos de luz estimulam nossos sentidos”,

1,300 recycling pavilion, Coréia do Sul. Obra e imagem: hyunje joo_baukunst.

Criatividade no Home Office

Uma novidade vai agradar e muito aos fãs das famosas peças de montar da LEGO. A empresa acaba de lançar uma coleção de peças em madeira para escritórios.

Porta-retratos, cabides de parede, estantes de livros e gavetas para serem usadas sobre mesa são parte da coleção, desenvolvida em parceria com a Room Copenhagen.

O foco é a sustentabilidade. Tudo foi produzido a partir do uso de madeira de carvalho vermelho certificada, vinda de florestas manejadas de forma responsável.

Mas não podemos deixar de destacar a criatividade das peças e sua estética elegante e minimalista, nas versões em tons escovado e manchado.

Coleção de acessórios LEGO de madeira para escritório. Foto: Casa Vogue

– NEON | Palavras que Brilham –

“Criatividade é a última energia renovável.”

Ravi Naidoo

– ILUMINURAS | Dicas. Achados. Insights –

Uma estrela com 111 fragmentos iluminados

Uma explosão de luz, consistindo de 111 fragmentos iluminados. Esse fenômeno ocorre no coração de Kuala Lumpur, iluminando um espaço conhecido como edifício do ar. Um composto de concreto bruto e fragmentos de metal situado nas fronteiras entre a natureza e a cidade.

A instalação iluminada – obra de o artista Jun Ong, é integrada ao núcleo do edifício de quatro andares. O efeito é surpreendente, com alguns de seus raios perfurando o edifício.

Star/KL de Jun Ong. Kuala Lumpur, Malásia. Foto: David Yeow 

Sunne – Vencedor Lighting Design do Dezeen Awards 2021

Sunne ou sustentabilidade? Sunne ou criatividade? Os dois e muito mais. Merecedora a peça que venceu o Design Awards 2021. Durante o dia, ela captura a luz do sol e armazena a energia para iluminar o ambiente à noite.

A lâmpada tem uma moldura de alumínio anodizado e foi projetada para ser pendurada na frente das janelas. Assim, a luz acende-se automaticamente ao anoitecer

Sunne  se apresenta em três configurações que imitam as cores do céu: Sunne Rise, Sunne Light e Sunne Set. Ela inaugura uma coleção que está a caminho com o propósito de evidenciar como a energia solar podeestar presente em nossas vidas de uma maneira bonita e inteligente.

Designer: Marjan van Aubel Studio

Projeto: Sunne

Sunne, de Marjan van Aubel Studio. Via Dezeen.com

Pontos de luz em paradas ferroviárias

Imagine caminhar em uma estação de trem vendo sua sombra multicor a cada passo. Essa é a proposta da equipe Ingo Maurer, que pontuou as paradas ferroviárias em Karlsruher, na Alemanha, com pontos de luz RGB.

Os tons de vermelho, azul e verde são mixados em cones de luz branca e projetados no piso da plataforma. Assim que os passageiros passam sob o local, suas sombras são projetadas como formas tricolores – quebrando a luz brilhante uniforme do local.

Lúdico, surpreendente, criativo. O projeto “brinca “com os transeuntes ao torná-los participantes ativos da iluminação .

RGB light spots em estações na Alemanha. Foto: Brigida González

– LUZES DAS CIDADES

Estação Duomo, Nápoles, Itália. Foto: Holande Halbe

Nápoles | DuomoLuzes encantam na estação

A  estação Duomo da linha 1 do metrô de Nápoles foi inaugurada em agosto de com um design luminoso e envolvente.

Situada na histórica Piazza Nicola Amore de Napoli, ela foi cuidadosamente projetada e construída respeitando

o patrimônio arqueológico do local, tendo em mente a importante relação entre arquitetura e história.

Dica imperdível para quem visita a cidade italiana.

Projeto “Sopros”. Foto: Japan House.

 São Paulo |  Encontro do tradicional com o contemporâneo

A Japan House São Paulo apresenta ‘Sopros’, um projeto que traz peças utilitárias de vidro no estilo Edo Glass com design atual.

São duas mostras que acontecem ao mesmo tempo, destacando a relação entre o tradicional e o contemporâneo com peças  produzidas por talentosos artesãos nipônicos.

Edo Glass é o nome dado a um conjunto de técnicas artesanais de fabricação de vidros desenvolvida no Período Edo (séc. XVII a XIX) . Ela se mantém viva nos dias de hoje como símbolo da produção de Tóquio.

Sopros pode ser visitado até o dia 6 de março de 2022.

Terça a sexta-feira: das 10h às 18h Sábados: das 9h às 19h Domingos e feriados: das 9h às 18h. Entrada gratuita

Agendamento online antecipado (opcional)

Nise da Silveira. Foto: via Brasil de Fato

Belo Horizonte | Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto

Nise da Silveira foi uma psiquiatra que tornou-se mundialmente conhecida por usar o afeto como metodologia científica no tratamento às pessoas com sofrimentos psíquicos.

Vanguardista, Nise reposicionou o entendimento de loucura na história da humanidade. A arte foi sua grande aliada e a exposição apresentada pelo CCBB BH reúne mais de 100 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente.

A curadoria do Estúdio M’Baraká valoriza a dimensão vanguardista e criativa de uma das maiores cientistas do Brasil, reconhecida internacionalmente.

Não é necessária a retirada de ingressos para conferir a mostra.

SPOTLIGHT

Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni

Curadoria :: Nicole Stéffane

Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz

Confira também outras edições!