Spotlight 18 I A luz e suas atmosferas

Logo sem fundo

Guache was designed by Edivaldo dos Reis, Light Light.

HEADLIGHTS  I Lançamentos e Conceitos

Tanto acontece em torno de uma mesa. Encontros, reuniões, romance, celebração. Sobre ela, quantas funcionalidades e encantos. E agora, uma surpresa: GUACHE. Objeto de extrema elegância, a mais pura expressão do conceito clean Light Light. 

Sua forma limpa e discreta foi criada para ser luz confortável, sem nunca ofuscar usos e momentos. 

Na versão com bateria recarregável pode ser usada no centro da mesa – lugar de merecido destaque – com foco principalmente no que precisa ser iluminado. 

 

GUACHE é design e efeito,

luz e atmosfera. Impossível

não se apaixonar.

Guache é uma das coleções da nova marca Light Light, recentemente lançada pelos Mafra (da Iluminar), disponível nas melhores lojas de iluminação do Brasil ou pelo e-commerce em lightlight.com.br.

Guache was designed by Edivaldo dos Reis, Light Light.

Plusminus

 

Iluminar efetivamente um espaço minimalista exige equilíbrio e concentração no que realmente importa: a qualidade qualidade da própria luz.

Partindo desse princípio, a Iluminar oferece opções que primam pela funcionalidade, elegância, design e perfeita integração aos espaços arquitetônicos. Isso se revela tanto em suas linhas de produtos quanto nas empresas internacionais que representa. É o caso da Vibia, que acaba de lançar Plusminius, um sistema de iluminação essencial e vanguardista; minimalista e incrivelmente versátil.

Por meio de uma fita têxtil condutora surge a possibilidade de múltiplas luminárias, uma criação intuitiva de soluções de luz únicas.

Plusminus é luz sem limites, pois adapta-se a qualquer tipo de arquitetura, facilitando diversas composições de pendentes, lustres, apliques, luminárias de teto e divisórias.

O sistema combina diferentes níveis de iluminação difusa e focada para criar um clima particular. Sem dúvida, Plusminus é uma convite à nova era da iluminação.

Plusminus in Frankfurt Photos by Ingmar Kurth

A Iluminar esteve presente na Light + Building Autumn Edition 2022 entre 2 e 6 de Outubro, a feira apresenta os novos produtos do setor, com foco em tecnologia e as últimas tendências em design. Neste encontro super especial estivemos com Pere Llonch CEO da VIBIA, que apresentou a instalação Plusminus em um evento exclusivo no restaurante Badias no centro histórico de Frankfurt no dia 4 de outubro.

“Originalmente nascido para alimentar uma lâmpada e eliminar o cabeamento convencional, o Plusminus da Diez Office é um conceito revolucionário em design de iluminação por sua versatilidade e inovação de materiais. Desta forma, Plusminus quebra a distinção tradicional entre iluminação decorativa e arquitetônica e oferece um efeito de iluminação singular com suas diferentes formas.”

Light Building Autumn Edition 2022

EM FOCO  I A luz e suas atmosferas.

Train station, Lisbon Portugal. Photo By: Nina Papiorek

Não é segredo pra ninguém como a iluminação desempenha um papel exponencial na criação da atmosfera certa. E para a maioria de nós, que vive uma vida frenética, com prédios envidraçados por todos os lados, luz em excesso e usada de maneira monótona, espaços internos e externos que sejam menos claros chegam como um oásis para os olhos.

Criar texturas de conforto e aconchego passa necessariamente pela convivência harmoniosa entre luz e sombra. Nesse sentido, a iluminação mais baixa da luminária de mesa consegue gerar uma atmosfera suave e intimista, especialmente em restaurantes, bares, lounges, livings e onde mais estivermos propensos ao relaxamento e à proximidade.

Em casa, podemos nos beneficiar dessa ilha de intimidade em diferentes ambientes. Uma peça versátil, pronta para acompanhar momentos cotidianos e especiais com muita leveza e sofisticação. A luminária de mesa foi a nossa inspiração na busca de projetos e ideias que iluminam ambientes e espaços com muito talento e criatividade. Um conteúdo para ser lido à meia luz.

Uma atmosfera de aconchego.

 

O nome abat-jour tem sua origem na língua francesa e significa abaixar a luz , mas sua forma aportuguesada é abajur. Uma peça que não só resguarda como atenua a intensidade da iluminação e cria uma atmosfera de aconchego e elegância.

Suas formas mais comuns são cônicas e cilíndricas, feitas de uma grande variedade de materiais. Quando desligado é um objeto de decoração e quando aceso proporciona efeitos acolhedores.

Faz parte da história do abajur a empresa Tiffany & Co. que surgiu em meados de 1837, fruto da parceria entre Jonh B. e Charles Lewis.

Foi o designer norte-americano Louis Comfort Tiffany que criou os primeiros exemplares, aproximadamente em 1895, inspirado por vitrais de igrejas, catedrais medievais e o estilo estético Art Nouveau.

As peças eram feitas em diferentes tonalidades tridimensionais de vidro Favrile fundido com óxidos metálicos, o que as tornava únicas e luxuosas.

Os legítimos abajures Tiffany possuem motivos naturais, como árvores, flores, pássaros e insetos e ainda hoje são valorizados e apreciadas como objetos diferenciados de decoração.

Abajur Tiffany & Co. by Louis Comfort Tiffany

Um ar de versatilidade.

Em 1909, o engenheiro Harrison D. McFaddin, apresentou um pedido de patente para um novo design de abajur muito diferenciado e versátil. Ele era feito com um pé de latão e uma cúpula em tom verde esmeralda e rapidamente entrou em produção. 

A peça revolucionou os interiores tornou-se mais tarde a “lâmpada do banqueiro”, pois era inseparável dos financistas de Wall Street que prosperavam na primeira metade do século  XX. Hoje ela ainda é sucesso em ambientes que optam por uma pegada vintage.

Além do mais, habita, com muita propriedade, as universidades e bibliotecas americanas.

Lâmpada do banqueiro Photos by dziana-hasanbekava

Um clima lúdico nas ruas de Londres

Imagine passar por uma rua e se deparar com abajures coloridos e gigantes, alguns deles transformados em mobiliário urbano e iluminação. .

Esse espetáculo ao ar livre – The Manchester Lamps, foi um presente para os londrinos. Um projeto assinado pelo Estúdio Acrylicize, cuja proposta era celebrar a rica história de inovação da cidade, com cada uma das cinco instalações refletindo um período e estilo distintos de Manchester: art déco, art nouveau, vitoriano, meados do século e contemporâneo.

The Manchester Lamps
Imagens Acrylicize

Algumas passagens históricas muito especiais  foram ilustradas por cada um desses períodos, como por exemplo a divisão do primeiro átomo por Rutherford na universidade de Manchester em 1932 – lâmpada art déco). E a descoberta do famoso código do enigma, feita por Alan Turing, exibido no brilhante dossel verde da lâmpada de mesa do banqueiro.

The Manchester Lamps
Imagens Acrylicize

Luz que resguarda tradições.

Em 2021, os arquitetos do Daxing Jizi Design foram convidados a expor sua instalação, “Pavilhão Dream Glow”, no Centro Universitário Shenzhen, um lugar que destina seu espaço principal a instalações de ginástica e lazer para os residentes dos arredores.

Em suas pesquisas, o escritório descobriu que havia poucas estruturas para o público relaxar. Assim, a incorporação de um pequeno espaço agradável no centro tornou-se o objetivo inicial do projeto.

A inspiração para a forma dos pavilhões foram as lanternas tradicionais chinesas de bambu e suas cinco cores tradicionais: turquesa, amarelo claro, vermelho-violeta, vermelho tangerina e preto.

As cúpulas dos pavilhões são envoltas em filmes coloridos, translúcidos. Durante o dia, o material amortece parte da luz solar, garantindo conforto. Após o anoitecer, os pavilhões iluminados emitem uma luz suave e multicor, criando uma atmosfera muito agradável.

Dream Glow tornou-se espaço de descanso e relaxamento meditativo, assim como um local para pequenos eventos. Um lugar tranquilo, lúdico, agradável

Pavilhão Dream Glow, projeto: Daxing Jizi Design 
Photos by Chao Zhang, Dalian Zhang, Wei Chen

ILUMINURAS I Dicas. Achados. Insights –

 

O Talento do brilhante Bruce Munro

 

Até outubro de 2022 o Longwood Gardens, assinado por Bruce Munro, localizado na Filadélfia, EUA, recebe a exposição “Light: Installations”. Um convite para uma experiência  sensorial nos jardins repletos de flores brilhantes.

À medida em que a noite cai, as oito instalações – algumas com som, algumas estáticas – começam a aparecer em todos os espaços internos e vistas externas. Um verdadeiro ballet de luzes a céu aberto.

O deslumbrante campo de Luz conta com 18.000 lâmpadas iluminadas que se estendem pela paisagem do Grande e Pequeno Lago.

 Field of Light, Bruce Munro. Photography by Serena Munro and Ian Ellerby.

O artista britânico Bruce Munro é mais conhecido por instalações imersivas em grande escala baseadas em luz, inspiradas em grande parte por seu interesse em experiências humanas compartilhadas.

Munro produz tanto obras de arte experimentais temporárias monumentais quanto peças de histórias íntimas. Vale a pena conferir o trabalho do artista em https://www.brucemunro.co.uk/work/

As luminárias do Jardim de Alumínio

 

O Escritório Mriyuki Ochiai Architects, nos revela, com maestria, como a iluminação pode evocar emoções e criar atmosferas muito especiais com o projeto Jardim de Alumínio.

O projeto nasceu permeado pelo tema da água e sua fluidez.  Como ondas de luz se refletindo na superfície líquida. Inspirado em todo um contexto cultural japonês, eles usaram um único material finito, o alumínio.

A partir dele, uma superfície plana simples se transformou em um espaço tridimensional envolvente que cumpre várias funções ao mesmo tempo.

A iluminação pode ser controlada através do uso de diferentes luminárias de teto, criando efeitos únicos e espetaculares.

Aluminum Flower Garden, Moriyuki Ochiai Architects

– LUZES DA CIDADE –

 

As cores estão de volta.

Com o tema “Infinito Particular”, a Casa Cor,  maior e mais completa mostra das Américas já tem data marcada em vários estados do Brasil. Nas diferentes capitais do país, profissionais consagrados e jovens talentos apresentam seu olhar sobre o tema, sempre trazendo novidades e ideias instigantes para os mais diferentes ambientes.

As mostras geralmente acontecem em espaços icônicos, dando valor e relevância a algumas das mais belas edificações históricas.

Este ano, os projetos fazem referência às casas biográficas que vão além dos estilos e convidam os profissionais que fazem parte de seu elenco a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

Vale a pena conferir mais em https://casacor.abril.com.br/noticias/calendario-casacor-2022-inicio-abril/

Divulgação Casa Cor 

SPOTLIGHT

Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni

Curadoria :: Nicole Stéffane

Direção de arte :: Gustavo Mafra e Paloma Pereira

Inscreva-se e receba a Spotlight Semanalmente

Confira também outras edições!