Spotlight 07

Logo sem fundo

– HEADLIGTHS – Lançamentos e Conceitos

Um tempo para o design

A Iluminar sempre valorizou o design. Ele é tão parte da nossa história como a luz que nos inspira. Vive em nossas peças. Aparece em cada parceria. Revela grandes talentos. Inspiração: transpiração: criação. E a forma ganha sentido.

Nesta Spotlight trazemos uma retrospectiva dos lançamentos de 2021. Uma amostra de como valorizamos o design em cada escolha e detalhe. 

Para o novo ano que se inicia, criamos um calendário que também homenageia o design com peças de profissionais renomados, parceiros estimados* que fazem parte da nossa trajetória com seu talento e criatividade.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos – clientes, amigos, colaboradores, seguidores e parceiros um 2022 com a alegria dos reencontros, o brilho das novidades e muita luz nos corações.

* FLY de Alessandro Peres, OPEN de Ari Coelho, CHIP de Cícero Mafra, CROSS de Eduardo Lopes & Yururá Garcia, TWIST de Eliane Pinheiro, TUFF Flávia Rocha, FLOP de Francisco Terroba, LUNA de Freuza Zechmeister, DUO de Gustavo Mafra, TSU de Maneco Quinderê, PIANA de Marcelo Slon, LITZ de Porfírio Valadares, MAMMA MIA de Ronaldo Mafra, VUU de Vivian Coser. Você conhece um pouco mais sobre cada um deles no site  Iluminar BH.

Calendário Iluminar 2022.

O design na essência.

Ícones do design contemporâneo referenciam as escolhas da Iluminar. Somos distribuidores da Víbia, com exclusividade, e da Artemide, duas empresas expoentes do universo da iluminação.  
A Vibia utiliza materiais, fontes de luz, dimmers inteligentes e sistemas de conectividade de acordo com novos hábitos culturais para criar espaços onde a emoção convive com a mais alta qualidade.  Aqui, o design reside não só no produto, mas também na própria experiência.
Artemide têm uma abordagem da luz humana e responsável com peças que unem savoir faire, alta tecnologia e sabedoria antiga para criar a expressão    perfeita do design sustentável.
Confira os produtos em nosso site iluminar.com.br e mais em www.vibia.com  e www.artemide.com

Luminária Discovery by Artemide ( esq.) e pendente Skan, by Vibia (dir.).

Um conceito por trás do design

2021 foi mais um ano importante para nós, da Iluminar. Lançamos e relançamos peças alinhadas com as tendências do mercado, as exigências da arquitetura e do decor e, principalmente, com o conceito “deep lighting“: quanto mais a luminária estiver integrada à arquitetura, melhor.
Para tanto, contamos coma criatividade, a técnica e a experiência das equipes de amantes da luz, espalhadas nas revendas exclusivas da Iluminar em mais de 30 cidades por todo o Brasil. Pessoas que sabem como construir cenários com fontes de luz discretas, recuadas, quase imperceptíveis. Tudo muito clean e com extremo conforto visual.
Confira a seguir uma retrospectiva com os lançamentos e relançamentos de 2021.

Iluminar 2021: Vuuu, Open, Gap Q e Dillo.

VUUU. Acenda a imaginação.

 O sistema Vuuu, da designer Vivian Coser é inspirado na perfeição e forma do triângulo equilátero. Um sistema minuciosamente pensado para criar contextos inovadores a partir de um único conceito.

A versatilidade do perfil sob medida, permite que o sistema, em um ou mais módulos, seja fixado na parede, no teto ou no piso. Ele também pode ser usado como pendente ou sobreposto, luz direta ou indireta.

Traduzindo: Vuuu interage com os mais diferentes espaços com ousadia e delicadeza, contracenando com os ambientes com ares de arte contemporânea.

 

Vuuu, Designer: Vivian Coser

OPEN. Lâminas de luz.

Open, assinada pelo designer Ari Coelho, foi criada para serpresença sutil.Suspensa, flutua quase solta sua luz.

Nascida arandela, é dela toda a graça discreta da luz indireta.Aliada da arquitetura, existe e não interfere.Insere luz com intensidade, mas com toda a suavidade – todo o conforto.

Versátil, Open se abre a possibilidades* de convívio com spots de focos direcionáveis. Parceiros complementares de luz,prontos para destacar cenas e objetos.

Na sala ou no quarto, no hall ou no living, no restaurante, galeria ou onde você inventar, Open é fino traço.Lâminas de luz flutuando no espaço.

 * Você pode escolher o comprimento da peça (até 3 metros).

E também a quantidade e a posição dos spots.

Open, designer Ari Coelho.

GAP Q. A evolução.
GAP surgiu e logo conquistou seu espaço no mercado, desenhando luminosidades e ornando arquiteturas com sua simplicidade elegante.

Como tudo que evoluiGAP mudou de forma e ganhou nova versão,criada por Ronaldo Mafra.Assim, quadrada transformou-se em GAP Q.

Com seus ares de moldura, ela pasou a enquadrar novas possibilidades, sempre em conversa discreta com ambientes, em tom de luz profunda. 

Seu perfil de embutir no frame*,atua com desenvoltura como luz funcional ou como efeito cênico: sempre encanto.E sua versatilidade permite que os mesmos spots ecomplementos do GAP original – Pen, Gap Box e Gap Cil, sejam utilizados em diferentes usos, mais opções.Com GAP Q a luz é a sua aliada. O limite é a sua imaginação.

* Dimensões de 60x60cm ou 100x100cm. Possui iLed S 2700 já incluso na peça.

Gap Q. Imagem: Iluminar.

A volta de DILLO

Tudo que é bom merece bis. Por isso Dillofoi reeditado e voltou ainda melhor.A nova coleção tem mais uma opção de acabamento – a cor tabaco, perfeita para forros em madeira. E uma novidade:tornou-se mais acessível e competitiva no mercado.

Dillo mudou sem perder sua essência e sua vocação para ser muitos em um só.  Sempre reverenciando o design que se molda à vida, aos ambientes e suas exigências.     

Versátil, multi, escamoteável.A mesma luminária pode ser usadacomo um plafon de embutir -com ofoco para baixo,  ou como um spot- com 360º de articulação.

Com ou sem borda, Dillo se integra à arquitetura com luz límpida e fluida.

E com total liberdade para se sutil ou intensa,quadrada ou circular, recuada ou exposta. Você escolhe.

Plafon Dillo. Imagem: Iluminar.

– NEON | Palavras que Brilham –

“Design é a alma fundamental da criação humana.

Sérgio Rodrigues

– ILUMINURAS | Dicas. Achados. Insights –

Uma experiência rica e caleidoscópica

Na Península de Greenwich, em Londres, a obra de Liz West chama a atenção para quem visita The Tide.

São 700 metros de balaustradas de vidro na passarela, criando uma faixa de cores ondulantes que se comportam como relógios de sol, permitindo aos visitantes interagir e acompanhar o movimento da luz natural ao longo dos dias e das estações.

West faz escolhas de cores de forma muito instintiva e intuitiva, construindo cuidadosamente um equilíbrio espacial entre elementos geométricos e formas.

Vale a pena conferir mais aqui.

Foto: Charles Emerson, via Liz West

– LUZES DAS CIDADES

Belo Horizonte | Viva experiências incríveis perto de casa

O Bora Experiências é uma plataforma muito interessante que convida você a viver experiências marcantes, sem precisar ir longe, nos arredores de Belo Horizonte.As vivências que passeam pelos universos da gastronomia, bem-estar, música, artes entre outros. 

Imagine fazer pinturas tomando um bom vinho, meditar no por do sol, aprender cerâmica ou degustar um churrasco americano harmonizado comcervejas.São muitas opções pra lá de criativas. Saiba mais aqui.

Copenhagen | Light & Space

O passado e o presente do movimento icônico de luz

 A exposição ‘Light & Space’ na Copenhagen Contemporary é simplesmente épica e grande em todos os sentidos.

Com obras de 27 artistas espalhadas por 5.000 m² é a maior exposição em  seis anos de idade da instituição, bem como a apresentação mais abrangente de artistas do movimento influente da luz e da arte de instalação (Light and Space) que surgiu em e ao redor de Los Angeles na década de 1960.

Na descrição dos organizadores trata-se de um evento físico, emocional, corporal e desorientador!

De 02/12/2021  a 04/09/2022 na Copenhagen Contemporary

Refshalevej 173A, 1432 Copenhagen

James Turrell, Granzfeld Apani. Foto: Florian Holzherr

SPOTLIGHT

Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni

Curadoria :: Nicole Stéffane

Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz

Confira também outras edições!