Spotlight 06

Logo sem fundo

Plafon Dillo. Imagem: Iluminar

– HEADLIGHTS ILUMINAR | Lançamentos e Conceitos

Para reverenciar o design que se molda à vida e suas mudanças, aos ambientes e suas exigências, existe DILLO.

Versátil, multi, escamoteável. Dillo acontece conforme o seu desejo. Ou imaginação. Porque tem hora que o momento pede um único foco. Mas às vezes, o melhor é dar um giro e mudar a direção.

Aí está o grande diferencial de DILLO: a mesma luminária pode ser usada como um plafon de embutir – com o foco para baixo, ou como um spot – com 360º de articulação.

DILLO se integra à arquitetura com luz límpida e fluida. E com total liberdade para se sutil ou intensa, quadrada ou circular, recuada ou exposta. Você escolhe.

– EM FOCO 

A luz e suas infinitas possibilidades

A arquitetura respira luz. Ou seria inspira?  Em cada funcionalidade e detalhe que se quer valorizar.  Nos diferentes ambientes e propósitos do dia a dia. Na eficiência dos empreendimentos, no aconchego de casa, no design que faz sentido.

Luz para inovar, ornar, desenhar espaços. Criar atmosferas, sensações, efeitos. E sempre a tecnologia, aliada das grandes conquistas.

Nesta Spotlight, algumas da infinitas possibilidades da luz. Vem com a gente!

Foto: Guggenheim de Nova York, sob as cores da Obra de James Turrell.

Luz Magia

Uma instalação de luz mágica e interativa convida para uma experiência multissensorial em grande escala . Assim é Magical Shores. Um show que transforma as areias da Praia do Siloso em Sentosa, Cingapura em uma sinfonia para os sentidos.

O projeto foi criado pela Lighting Planners Associates – LPA, como parte do programa de revitalização da ilha e alcança 400 metros de praia. Inspirado pela rica biodiversidade da região, inclui criaturas marinhas místicas que deslizam como se estivessem debaixo d’água, criando um verdadeiro espetáculo para os visitantes. 

Magical Shores, Siloso Beach. Sinagapura, Fotos: Cheekie Monkies

Luz Ornamento

Um projeto na Cidade do México chama a atenção pela arquitetura arrojada e pela proposta luminotécnica.

Trata-se de  um espaço privado com três residências e um estúdio, em uma região central e arborizada da cidade chamada Bosques de las Lomas.

O Arquiteto Miguel Angel Aragonés criou uma estrutura toda branca,  ornamentada apenas pela luz natural e desenhada, com primor, pelos tons da luz artificial. Um requinte luminotécnico digno de destaque.

Rombo IV / Miguel Angel Aragones. Fotos: Joe Fletcher.

Luz Espectro

E por traz de toda magia, emoção e infinitas possibilidades da luz, estão as ondas eletromagnéticas.

Nossos olhos detectam apenas aquelas faixas inseridas no chamado “espectro visível”.

E é dentro desse espectro que estão todas as promessas da luz para a arquitetura. Sutil ou intensa, recuada ou exposta,

interna ou externa. Para o dia a dia das tarefas, o aconchego das casas, o brilho da arte, a valorização dos ambientes.   

E sempre o entendimento de como os diferentes níveis de iluminação podem se complementar e influenciar a nossa percepção do espaço.

– NEON | Palavras que Brilham –

A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.

Le Corbusier

– ILUMINURAS | Dicas. Achados. Insights –

Shylights. Foto: Ossip van Duivenbode, via Deezen.

Lâmpadas em forma de flor sobem e descem dentro de uma floresta de vigas de madeira criando uma dança  suspensa que desperta suspiros.

Esse espetáculo acontece na entrada da edição deste ano do Design Miami / Basel. A instalação combinou duas obras: Shy Synchrony, de Studio Drift, e Forest of Space, de Fujimoto.

A Shy Synchrony exibiu a Shylight, uma lâmpada têxtil finamente elaborada, programada abrir e fechar continuamente, criando um movimento que lembra o desabrochar de flores. Dezenas dessas luzes agrupadas e coreografadas trazem para os visitantes a sincronia de um ballet encantador.

Centenas de vigas de madeira dispostas verticalmente e conjugadas em ângulo formam elementos em uma elipse incrível.

Esses elementos se transformam em assentos, dando aos visitantes um lugar para apreciar a obra de arte.

Assim é Forest of Space de Fujimoto. Um lugar onde as pessoas podem se envolver em conversas sobre o passado, o presente ou o futuro da arquitetura e quem sabe até meditar.

Foto: Simon Bielander, via Deezen.

A Iluminação nos Parques Disney

Os Imagineers da Disney são verdadeiros mágicos quando se trata de criar experiências para os visitantes dos parques.

Nesse sentido, a visão noturna é tem sido tratada como quesito crucial. E é aí que entra a iluminação e todo o seu potencial de encanto nos mais diversos espaços e aventuras. Um bom exemplo é o Mickey Fun Wheel.

A justaposição da iluminação neon do Parque com a extensa faixa de California Screamin’ captura a energia dos calçadões e cria efeitos mágicos.

O Paradise Pier se transforma toalmente à noite, redesenhando possibilidades em relação às atrações do calçadão.

Fonte: The Luxury Guide to Walt Disney World, via Boardwalk Times.

– LUZES DAS CIDADES

Outland. Foto: via Facebook.

Belo Horizonte |  Outland : o lugar

Quem estiver em Belo Horizonte não pode deixar de apreciar um belo por do sol em um espaço que reúne boa comida, drinks deliciosos, gente bonita  e muito design.
Tudo merece atenção: a arquitetura, o mobiliário, as almofadas e objetos, cada detalhe foi pensado para transformar cada momento em algo muito especial. 

O projeto é resultado do encontro de três amigos: Henrique Benerick, sócio do Land Spirit que funciona no local e fundador do Benerick’s Negroni, o drink italiano mais badalado de Beagá, o chef Massimo Battaglini da Osteria Mattiazzi e o Club do Chef, e Eduardo Faleiro diretor da Casa Cor Minas. Eles comandam Outland com muito bom gosto, elegância e uma pegada contemporânea. 

Land Spirit Complex – Rodovia Br 356, Km 7,5 – Olhos d’Água – Belo Horizonte
Reservas: (31) 9882-1870.

Equlíbrio – Daisy Ballon. Foto: Japan House.

 São Paulo | Japan House : instalação Equilíbrio

Uma instalação encantadora que tem a luz como protgonista.

Os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizada e quando a luz incide na instalação, revela-se no espaço expositivo um espectro de cores imanentes em um efeito semelhante ao da aurora boreal. O formato orgânico da obra também chama atenção e causa uma contraposição aos materiais sintéticos.

Rie Hosokai, artista especializada em balões, e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico, se inspiraram nos ciclos da natureza para criar a obra que se transformará com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo. Uma reflexão e tanto.

Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Entrada gratuita

SPOTLIGHT

Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni

Curadoria :: Nicole Stéffane

Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz

Confira também outras edições!