

– HEADLIGHTS ILUMINAR | Lançamentos e Conceitos –
Deep Lighting
Existem espaços que acolhem, abraçam e criam em nós uma sensação de grande bem-estar e aconchego. Não há mágica nisso, mas um conjunto de elementos que soma técnica, talento e muita criatividade.
A luz é uma das responsáveis pela criação dessa atmosfera de conforto e requinte. E para nós, da Iluminar, quanto mais a luminária passar despercebida e estiver integrada à arquitetura, melhor.

O que realmente importa são os efeitos e resultados que a luz cria no ambiente: a valorização do espaço, os destaques da arquitetura, a funcionalidade. A expressividade dos detalhes, obras de arte, objetos, vegetações. Tudo isso dentro de uma rigorosa regra: o extremo conforto visual.
Somos intransigentes neste quesito e, por essa razão, o desenho e a estrutura dos nossos produtos procuram deixar as fontes de luz mais recuadas e com a maior profundidade possível.
Assim, atingimos os objetivos luminotécnicos sem causar ofuscamentos e brilhos excessivos, criando uma harmonia entre luz e sombra que faz toda a diferença.
É o que chamamos de Deep Lighting.
Um conceito que está no DNA da Iluminar desde sempre e que tornou-se nossa assinatura nos milhares de projetos que desenham parte da nossa história.
Para conhecer mais acesse iluminar.com.br

Foto:www.designboom.com
– EM FOCO –
Como será o amanhã
Quem não se lembra desse famoso refrão, cantado em verso e prosa? Quem nunca se perguntou como será o amanhã? A verdade é que essa incógnita acompanha a humanidade desde os seus primórdios. O futuro sempre nos intrigou individualmente. Mas agora, mais do que nunca, essa é uma questão coletiva e mundial.
Líderes, funcionários, clientes, acionistas e cidadãos estão todos em busca de um futuro que alcance novos níveis de sucesso: mais amplo, profundo e sustentável. Essa intenção sincronizada globalmente de reconstruir o amanhã cria uma oportunidade única para o mundo, nas mais diferentes áreas e setores.
É isso que vamos explorar aqui. Mostrar como empresas, comunidades e pessoas estão usando a criatividade para encarar e desenhar o futuro em todas as suas possibilidades.


Futuro que valoriza o passado
Eles começam cada projeto com um processo de descoberta que inclui observar intensamente e encontrar valor no que já existe. Eles são Lacaton & Vassal – escritório francês que marca sua influência na contemporaneidade ao ser agraciado com o Prêmio Pritzer 2021.
A dupla de arquitetos, que também é um casal, é internacionalmente reverenciada pelos projetos de habitação social, de espaços públicos generosos, de instituições de ensino e de planejamento urbano.
Eles sempre preferem partir de estruturas preexistentes, sendo veementemente contra demolições. Para tanto, utilizam materiais banais para erguer construções minimalistas.
Em um de seus premiados projetos, o casal transformou mais de 530 unidades habitacionais que seriam demolidas. Para dar mais espaço e luminosidade aos apartamentos, criaram alternativas de design, eletricidade e ventilação que geraram mais conforto aos moradores.
O portfólio do casal é extenso e incrível. Vale muito a pena conferir aqui.


Futuro que transforma o presente
Quando a realidade cotidiana fala mais alto, a criatividade pode ser uma forte aliada. Em uma comunidade carente de Maceió, o design e o artesanato transformaram um grave problema sanitário em um projeto de sustentabilidade ambiental e social.

Essa história começa com a pesca de sururu, que é uma das atividades mais tradicionais e importantes das comunidades de Vergel do Lago.
Acontece que a extração desse molusco gera, apenas nas margens da Lagoa do Mundaú, na zona metropolitana de Maceió, mais de 300 toneladas de cascas por mês. Se por algum motivo esse material não é recolhido, fica acumulado e torna-se foco de doenças e mal cheiro.
O que seria um lixo se transformou em luxo: as conchas compostas de calcário – material nobre para o design, ressurgiram como cobogó, desenvolvido pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, e pelo artesão Itamácio dos Santos.
O projeto foi lançado na Expo Revestir 2020 e será distribuído pela Pointer, fábrica de revestimentos cerâmicos.
Veja mais aqui.

Watts x Lúmens
Como você escolhe suas lâmpadas de LED? A maioria de nós presta atenção apenas nos watts e não dá a mínima importância para os lúmens. Mas para garantir uma maior eficiência luminosa e ainda conseguir um bom custo-benefício é essencial observar e entender a relação entre os dois.
Watts (W) são a quantidade de energia que um dispositivo precisa para exercer sua função. No caso das lâmpadas, trata-se da unidade de medida responsável para ser capaz de emitir luz.
Lúmens (Lm) são unidades de medida que determinam a quantidade de luz que o objeto consegue emitir em todas as direções, ou seja, o seu fluxo luminoso. Em outras palavras, quanto mais lumens uma lâmpada tiver, maior a sua luminosidade e mais forte será sua iluminação.

Para definir qual a lâmpada ideal para cada ambiente é preciso olhar a sua quantidade de lúmens. Já para saber qual trará maior economia, o certo é observar os watts.
Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor. Os projetos apresentam demandas, alturas e ambientes diferentes. Além de verificarmos a quantidade de lúmens de uma luminária, também devemos ver o ângulo de distribuição luminosa. Então fique atento e guarde a dica abaixo.
Quanto maior a emissão de luz (lúmens), para o menor consumo de energia em watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.
Mais informações aqui.
– NEON | Palavras que Brilham –
“Temos que substituir a beleza, que é um conceito cultural,
pelo bem, que é um conceito humanista.”
Philippe Starck
– ILUMINURAS | Dicas. Achados. Insights –

GROW. Agricultura e cultura clamam sustentabilidade
Inspirar e refletir sobre o futuro. Esse é objetivo da obra de arte GROW, do artista holandês Daan Roosegaarde. Uma instalação de luz que brilha verticalmente em uma fazenda de alho-poró de 20.000m².
A luz poética é mais que impressionante, ela também aumenta o crescimento das plantas enquanto reduz o uso de agrotóxicos em 50%.
GROW destaca a importância da inovação no sistema agrícola ao mesmo tempo em que cria um design de luz de ponta que ajuda as plantas a crescerem de forma mais sustentável.

Ela dá um novo significado à palavra agricultura ao reformular a paisagem como uma obra de arte viva e cultural.
E ao desenvolver essa paisagem de sonho luminosa, Roosegaarde incentiva o público a pensar no futuro não como uma fonte de ansiedade, mas como uma possibilidade cheia de esperança e de luz.
Veja mais aqui.

Contrastes instigantes
A Ellen Miller Gallery apresenta uma exposição que chama a atenção para as questões relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida. As instalações flutuantes do artista Thomas Jackson são inspiradas em sistemas emergentes auto-organizados na natureza, como gafanhotos em enxame, cardumes de peixes e pássaros em bando.
As imagens promovem uma interação entre o natural e o fabricado, o real e o imaginário.
Segundo Thomas, criar instalações com materiais inesperados em lugares em que eles parecem não pertencer é um convite a novas interpretações do dia a dia. E do futuro do planeta.
As obras são lindas e surpreendentes. Acesse o site Ellen Miller Gallery.
– LUZES DAS CIDADES –

São Paulo | Exposição OS GEMEOS: Segredos
Esta é a primeira exposição panorâmica dos artistas e irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. A mostra, apresentada pelo Bradesco, conta com mais de 1000 itens, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país. A exposição também está disponível em uma experiência virtual em 360º. Para acessar o tour em tela cheia clique aqui.
Paris | Louvre Online
Atenção amantes das artes, aqui vai uma dica que é um alento. O Museu do Louvre, em Paris, anunciou a disponibilização de todo seu acervo online.
São mais de 480 mil peças que podem ser vistas gratuitamente, quando e onde você quiser. Esculturas renascentistas, antiguidades egípcias, pinturas de artistas renomados, entre outros. O conteúdo está disponível em francês, inglês, espanhol e chinês. Para conferir as obras é só acessar o site oficial do Louvre.

– EM BREVE –
Lâminas De Luz
Vem aí mais um lançamento Iluminar.
Vamos contar tudinho pra você na próxima Spotlight.
SPOTLIGHT
Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni
Curadoria :: Nicole Stéffane
Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz