Spotlight 03

Logo sem fundo

– HEADLIGHTS ILUMINAR | Lançamentos e Conceitos –

Criada por  Ari Coelho, por necessidade de ter em seus projetos uma luminária de parede, que fosse discreta, elegante, de luz indireta e que se integrasse às demais coleções da Iluminar, nosso mais recente lançamento traduz com maestria o conceito de luz profunda: OPEN. 

OPEN | Lâminas de luz.

Sutil presença suspensa.
Flutua quase solta sua luz.
Nascida arandela, é dela toda
a graça discreta da luz indireta.

Aliada da arquitetura,
existe e não interfere.
Insere luz com intensidade,
mas com toda a suavidade
– todo o conforto.

Versátil, OPEN se abre a
possibilidades* de convívio com
spots de focos direcionáveis.

Parceiros complementares
de luz, prontos para destacar
cenas e objetos.

No hall ou no living, no restaurante, galeria
ou onde você inventar, OPEN é fino traço.
Lâminas de luz flutuando no espaço.

– EM FOCO –

Nunca se falou tanto em “lockdown” como nos últimos tempos. Por isso mesmo, resolvemos lançar mão e trazer à tona uma palavra que além de necessária é pura provocação: OPEN.

Em bom português, abrir um livro, uma janela, um caminho ou mesmo um negócio nunca foi tão significativo.

De dentro pra fora, aqui e agora, individual ou globalmente continuamos abertos e ávidos pelo novo.

Inspirados por essa busca que move a maioria de nós, fomos investigar os horizontes que se abrem nesse momento mundo afora, sob as mais diferentes perspectivas e dimensões. São ideias, novidades, pontos de vista, histórias e o mais recente lançamento da Iluminar: OPEN. Coincidência?

Convidamos você a descobrir com a gente.

Cidades abertas para o futuro

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 acaba de lançar o livro The Ideal City”. A proposta é criar um dia a dia melhor para as pessoas e para o planeta, apresentando soluções e abordagens diversificadas sob o ponto de vista de uma série de especialistas de renome mundial.

“O livro é um exemplo holístico de projetos de todo o mundo que podem inspirar arquitetos, designers, criadores de cidades, placemakers, comunidades e semelhantes em direção a melhores futuros urbanos– por meio de um idealismo compartilhado – não de uma forma compartilhada”, enfatiza Simon Caspersen, co-fundador da SPACE10.

O livro apresenta cinco princípios para uma cidade ideal:

Engenhosa é a cidade cheia de recursos, que consegue ser ecológica e economicamente sustentável. Prioriza princípios circulares, ou seja, circuitos totalmente fechados de água, nutrição, material e energia.

Acessível é a cidade construída para diversidade, inclusão e igualdade. Garante o acesso justo e igual à questões urbanos como emprego, saúde, educação, serviços, negócios, cultura, lazer, patrimônio, esporte e natureza.

Compartilhada é a cidade que promove um senso de comunidade, colaboração e união. Ela é projetada para interações sociais por meio de instalações compartilhadas, espaços públicos, de trabalho, convivência e transporte.

Segura é a cidade que possui resiliência às mudanças e eventos climáticos extremos. Para tanto, ela deve fornecer proteção para todos, com ênfase na prevenção e reabilitação do crime. Indo além, ao mesmo tempo em que promove acesso a recursos como comida, água, abrigo e cuidados, garante o bem-estar físico e mental por meio de serviços de saúde e espaços verdes.

Desejável é aquela cidade que é prazerosa de se viver. Desenhada à escala humana, deve tornar tudo acessível numa caminhada de 15 minutos. É uma cidade que incentiva o lado lúdico da vida, promovendo a curiosidade, a admiração e a descoberta. E torna-se vibrante ao permitir o acesso à cultura, à arte e às atividades em espaços públicos atraentes para o relaxamento, bem-estar e aprendizagem.

Superkilen, Bjarke Ingels Group. Foto: Iwan Baan

Espaços abertos a novas possibilidades

Atualmente, diversos espaços comerciais estão sendo desafiados a mudar. Até mesmo os shoppings estão se adequando a um tipo de consumidor que realiza suas compras pela internet e vai às lojas apenas para buscar ou trocar mercadorias.
O e-commerce e os Omnichannels estão em evidência. E os malls estão funcionando mais como grandes centros de lazer, que abrigam cinemas e praças de alimentação, do que lugares de comércio e serviços. 

Tudo isso tem exigido profundas adequações por parte das lojas e de todo o seu entorno. Pisos antiderrapantes, que mudam de cor, espaços com mapas holográficos, dispositivos de voz e assistentes virtuais para orientar os consumidores serão cada vez mais comuns e fundamentais. Assim como serviços que incorporam todas as vantagens da internet 5G, da robotização e da inteligência artificial. Quem viver verá!

Como será a arquitetura em 2025.

Pessoas abertas a novas experiências

Romper barreiras, ultrapassar limites e partir para o desconhecido tem sido cada vez mais preconizado por profissionais que se permitem o novo.  É o caso do mineiro Lufe Gomes que apostou em seu talento fotográfico para abrir um horizonte de possibilidades.

Formado e pós-graduado em Engenharia, Lufe atuava na área até se mudar para Londres, onde a fotografia chegou em sua vida pra ficar.

De volta ao Brasil, passou a trabalhar para revistas de decoração e iniciou um projeto próprio, o Life by Lufe. Desde então o sucesso tem sido uma constante.

Recentemente, ele iniciou um novo negócio de reforma de apartamentos, o Lufe Homes, que alia sua formação como engenheiro à sua incrível experiência nas áreas de arquitetura e decoração.

“Compro e reformo com meu olhar sempre voltado para tudo que defendo sobre morar com originalidade, com verdade e com leveza”, ele comenta. (via Casa Vogue)

– NEON | Palavras que Brilham –

“Abra sua mente, se levante do sofá, mova-se

Anthony Bourdain

– ILUMINURAS | Dicas. Achados. Insights –

Breeze of Innovation

A SMAR Architecture Studio venceu o concurso Urban Confluence Silicon Valley para projetar um novo marco para o Parque San José, no Vale do Silício.
O estúdio, liderado por Fernando Jerez e Belén Pérez de Juan, com escritórios na Austrália, Espanha e Lituânia, superou as 963 inscrições em 72 países.
Breeze of Innovation será uma torre formada por 500 hastes flexíveis de 61 metros.
Seu movimento oscilante irá gerar a eletricidade necessária para que as lâmpadas na ponta das hastes se acendam à noite, criando uma atração incrivelmente brilhante.

Um vazio no centro da torre vai permitir que os visitantes percorram a estrutura e explorem suas passarelas de vários níveis. Perto do topo, uma plataforma de observação fornecerá vistas através das hastes brilhantes e através do vale.

O SMAR Architecture Studio também planeja construir um espaço de exposição e um café como parte do projeto Conheça esse projeto incrível aqui.

Neste mês, foram anunciados os vencedores do LIT Design Awards 2020.
O LIT Design Awards foi criado para reconhecer os esforços de talentosos designers de produtos e implementadores de iluminação internacionais. A premiação acredita que a iluminação é arte, ciência  e um dos elementos mais importantes do design. Destacamos alguns dos premiados:

1. O Prêmio Community Building Lighting foi para Chongqing Guo Tai Arts Center Lighting Design
2. A Categoria Spotlight premiou Women in Lighting (WIL), uma plataforma digital global que celebra o trabalho das profissionais mulheres da área de iluminação.
3. Lighting Designer do Ano: escritório CharterSills pela iluminação do saguão da Union Station de Chicago.
4. O Prêmio Design de Produto de Iluminação do Ano consagrou a coleção Artist’s Hand, criada pela designer Niam Barry.
Confira a lista completa dos premiados aqui.

– LUZES DAS CIDADES

São Paulo | Farol Santander reabriu com novidades

O Farol Santander São Paulo está aberto para visitação presencial de acordo com todas as normas de segurança e recomendações das autoridades. 

A novidade da reabertura fica por conta da nova cenografia realizada no 4º andar do edifício. O piso, que tem a obra permanente “Vista 360°”, realizada pelo artista visual Vik Muniz, utiliza sucata da reforma do prédio. Ele foi repaginado pelo arquiteto Fernando Brandão e na nova versão conta com uma reprodução cenográfica de outra obra do artista – “Retratos de Revistas (autorretrato), de 2003, produzida com papel de revista recortado com perfurador mecânico.

Na retomada das atividades, o centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia funcionará em horário reduzido, das 9h às 20h, de terça a domingo, e com 25% de sua capacidade total de público.

Belo Horizonte | Transmissões ao vivo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A Filarmônica retoma a realização dos concertos da Temporada 2021, mas ainda sem a presença de público na Sala Minas Gerais. Os concertos acontecem totalmente alinhados com as novas medidas de segurança e de combate à pandemia da Covid-19 em Belo Horizonte e em Minas.
Você poderá acompanhar a programação através das transmissões ao vivo pelo YouTube.

Bom dia, Curitiba!

Tomar um belo café da manhã é uma das melhores maneiras de começar o dia. E se você está em Curitiba, vale a pena conferir as dicas do Curitiba Cult. 

São opções que atendem aos mais diversos gostos e estilos, com menus autênticos e deliciosos.

6 lugares para você tomar um bom café da manhã em Curitiba

SPOTLIGHT

Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni

Curadoria :: Nicole Stéffane

Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz

Confira também outras edições!